A Escola da Energia realiza no dia 28 de novembro de 2024, no auditório da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, em Brasília, o Fórum de Transição Energética Justa e Inclusiva. Com foco na Agenda 2030 da ONU e no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 7, que visa “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos”, o evento reunirá especialistas, formuladores de políticas públicas, representantes da indústria e da sociedade civil para debater uma transição energética inclusiva e sustentável.
O Fórum será gratuito, em formato híbrido e vai promover a integração do conhecimento e das experiências que promovem uma transição energética justa no Brasil e no mundo. Serão palestras, casos de sucesso, mesas-redondas e debates para formulação de um Caderno para uma Transição Energética Justa.
Hoje, cerca de 733 milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso à eletricidade, enquanto 2,4 bilhões cozinham usando combustíveis prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. No ritmo atual, 670 milhões de pessoas permanecerão sem eletricidade até 2030. A transição para uma matriz energética mais limpa precisa ser econômica e socialmente justa, garantindo acesso à energia sustentável para todos, em todas as regiões.
COP 29 e o Pacto Energético da ONU
Os Princípios para Transições Energéticas Justas e Inclusivas, aprovados durante a reunião de ministros de energia do G20 no início de outubro em Foz do Iguaçu, ganharam o mundo ao serem transformados no Pacto Energético da ONU para uma transição energética justa e inclusiva. Lançado na COP 29, em Baku, no Azerbaijão, nesta quinta-feira (14/11), o documento traz compromissos que visam aumentar a segurança energética e acelerar transições energéticas limpas, sustentáveis, justas, acessíveis e inclusivas
Plano Decenal
O Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2034, lançado neste mês de novembro, destaca as principais questões socioambientais da trajetória energética para uma transição energética justa e inclusiva, que contribua para o desenvolvimento sustentável com foco na redução das desigualdades socioeconômicas. Entre elas estão: Garantir a geração e distribuição de benefícios (emprego e renda); Eliminar a desigualdade no acesso aos serviços energéticos; Fomentar ações específicas para grupos vulnerabilizados; Reduzir a disparidade de gênero e desigualdade étnico-racial; e Garantir a participação social inclusiva com transparência e responsabilidade.
Esses e outros temas serão debatidos durante o Fórum de Transição Energética Justa. As inscrições são gratuitas e as vagas presenciais são limitadas. Saiba mais forumdeenergia.com.br
Programação:
Dia 28 de novembro – Auditório da Aneel (Brasília/DF)
MANHÃ
8h30 – Café Receptivo e Credenciamento
9h – Sessão de Abertura
9h30 – 10h15 – Painel – Transição Energética Justa e Inclusiva: o que é e por que deve ser feita?
10h20 – 11h05 – Painel – A Equidade na Transição Energética Justa e Inclusiva
11h10 – 12h – Painel – Políticas Públicas e Iniciativas para o avanço do ODS7
12h às 14h – Brunch e Sessão de Networking
TARDE
14h às 14h45 – Painel: O papel das empresas e da indústria no avanço do ODS 7
14h50 – 15h35 – Experiências em Tecnologias Sociais para Inclusão Energética
15h40 – 16h – Coffee Cultural
16h – 16h45 – Inovação e Inteligência Artificial a serviço da Transição Energética
16h50 – 17h35 – Luz para Todos e Internacionalização das Ações de Universalização de Energia
17h40 às 18h15 – Financiamento e Políticas de Inclusão Energética
18h15 – 18h30 – Encerramento e Encaminhamentos Caderno de Transição Energética
Serviço:
- Evento: Fórum de Transição Energética Justa
- Data: 28 de novembro de 2024
- Local: Auditório da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, Brasília-DF
- Inscrições e informações: forumdeenergia.com.br