Evento reúne pesquisadores e agentes públicos para debater prevenção de eventos pluviais e fluviais extremos

Barragens e reservatórios podem ajudar a diminuir impacto de eventos climáticos

Brasília – Como a construção de barragens com reservatórios de acumulação de água podem ser instrumento de segurança hídrica no Brasil e contribuir para a prevenção de eventos extremos? Esta é uma indagação que será debatida por dois representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Daiene Bittencourt Mendes Santos e Coronel Luiz Antônio do Carmo, durante workshop que será realizado em Brasília. Eles vão abordar pontos fortes e fracos desta possibilidade, juntamente com Ricardo Aguiar Magalhães, da Sociedade Acadêmica Benemérita dos Egressos e Representantes da Escola Superior de Defesa (SABERE/ESD). Já pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Alan Vaz falará sobre a gestão de riscos de inundações no Brasil (avanços, desafios e perspectivas).

Essas pautas integram a programação do Workshop Nacional de Prevenção e Gestão de Eventos Pluviais e Fluviais Extremos – Cheias e Alagamentos no Rio Grande do Sul – Desafios e Soluções, que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, das 9h às 17h, no auditório do Interlegis do Senado Federal (Avenida N2 – Bloco 2), em Brasília – DF.

O evento é uma realização da Escola da Energia, com apoio técnico do Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos (CIGRÉ-Brasil), da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) – ABRAPCH, e parceria da Templo FilmesTem por objetivo proporcionar o debate sobre o cenário das mudanças climáticas e tragédias como as que ocorreram recentemente no Rio Grande do Sul, além de outras registradas no Brasil e no mundo, e que exigem ações de gestão e prevenção. Participam pesquisadores, representantes de segmentos públicos, empresas, agências reguladoras e da sociedade civil

workshop tem inscrições presenciais gratuitas e limitadas, terá transmissão online, e não tem fins lucrativos. Os patrocínios captados se destinam exclusivamente ao custeio das atividades e, em caso de recursos a mais, serão convertidos em doações para o Rio Grande do Sul.

Ao final de dois dias debates para traçar um panorama preventivo a partir da conjugação de conhecimentos multidisciplinares técnicos e científicos entre os participantes, será formalizado um documento com apresentação de possíveis soluções de engenharia, proteção e defesa civil, entre outras áreas. ”Este documento será encaminhado às autoridades competentes, nos âmbitos federal, estaduais e municipais, de modo a reforçar estudos e contribuir para a elaboração de políticas públicas de prevenção às cheias e inundações extremas e que podem ajudar a mitigar seus impactos devastadores na sociedade”, afirma o coordenador do Comitê Técnico do wokshop, Carmo Gonçalves.

A programação completa com todos os temas e palestrantes convidados está disponível em www.gestaopluvial.com.br. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (61) 998290747 (WhatsApp) ou pelo e-mail contato@escoladaenergia.com.

Serviço:

Workshop Nacional de Prevenção e Gestão de Eventos Pluviais e Fluviais Extremos – Cheias e Alagamentos no Rio Grande do Sul – Desafios e Soluções

Dias e horários: 17 e 18 de setembro, das 9h às 17h

Local: Auditório do Interlegis do Senado Federal

Avenida N2 – Bloco 2, Brasília – DF

Realização: Escola da Energia

Apoio técnico: CIGRÉ-Brasil e Associação Brasileira de PCHs e CGHs – ABRAPCH

Parceria: Templo Filmes. Patrocínios: Voith e Carpi.

Apoio institucional: Abraceel, Abrate, Sabere

Informações: (61) 998290747 ou e-mail contato@escoladaenergia.com.

Leia mais