Brasília – Julian David Hunt, da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), a Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, da Arábia Saudita é um dos palestrantes do I Workshop Nacional de Prevenção e Gestão de Eventos Pluviais e Fluviais Extremos – Cheias e Alagamentos no Rio Grande do Sul – Desafios e Soluções e vai falar sobre o Papel das Usinas Hidrelétricas Reversíveis no Controle de Cheias.
O evento é fruto da parceria de um grupo voluntário de especialistas multidisciplinares da área e a a Escola da Energia. O evento será gratuito e acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, das 9h às 17h, no auditório do Interlegis do Senado Federal (Avenida N2 – Bloco 2), em Brasília – DF. realizará o I Workshop Nacional de Prevenção e Gestão de Eventos Pluviais e Fluviais Extremos – Cheias e Alagamentos no Rio Grande do Sul – Desafios e Soluções.
Segundo Julian, as mudanças climáticas intensificaram os padrões de precipitação e levaram a enchentes mais frequentes e severas em muitos locais ao redor do mundo. “As usinas PHS, com grandes reservatórios, podem aumentar a capacidade de armazenamento de água da bacia, permitindo que barragens de reservatórios convencionais (CRD) no rio se concentrem apenas no controle de enchentes durante eventos de precipitação intensa. No workshop vou apresentar quatro propostas de projeto, incluindo usinas reversíveis e uma barragem com armazenamento com capacidade de deslocamento de água de 13 km³ durante enchentes a um custo de 2,7 bilhões de USD, valor semelhante aos custos dos impactos resultantes da enchente de maio de 2024. Essa infraestrutura reduziria significativamente o impacto das enchentes e tornaria o estado do Rio Grande do Sul mais resiliente às mudanças climáticas no futuro.”
O Workhop
Com apoio técnico do CIGRÉ-Brasil, da Associação Brasileira de PCHs e CGHs – ABRAPCH, o Workshop contará com a participação de pesquisadores, representantes de segmentos públicos, empresas, agências reguladoras e da sociedade civil para traçar um panorama preventivo a partir da conjugação de conhecimentos multidisciplinares. O evento não tem fins lucrativos, os patrocínios são destinados exclusivamente ao custeio do Workshop e, havendo sobras, serão convertidas em doações para o Rio Grande do Sul.
O Workshop será presencial, com transmissão online, e tem por objetivos gerar e compartilhar, conhecimentos técnicos e científicos e apresentar possíveis soluções multidisciplinares de engenharia, proteção e defesa civil, para prevenir cheias e inundações extremas e mitigar seus impactos devastadores.
Carmo Gonçalves, coordenador do Comitê Técnico do Workshop, explica que durante os dois dias estarão reunidos especialistas de diversas empresas públicas e privadas, agências, associações, comitês, universidades nacionais e internacionais, sensibilizados com essas catástrofes, que irão proporcionar ricos debates, a partir de suas experiências, para intercâmbio de ideias e informações. “Na tarde do segundo dia (18/09), será realizada uma mesa redonda para que os participantes possam consolidar um documento final com propostas de soluções de médio e longo prazo. Pretendemos que este documento seja entregue a todas as autoridades competentes, nos âmbitos federal, estaduais e municipais, de modo a reforçar estudos para essas questões climáticas”, afirma.
Temas e palestrantes
Além de Julian Hunt já estão confirmadas as presenças de Alan Vaz, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, que vai falar sobre “Gestão de Riscos de Inundações no Brasil – Avanços, Desafios e Perspectivas”. Ricardo Aguiar Magalhães, da Sociedade Acadêmica Benemérita dos Egressos e Representantes da Escola Superior de Defesa – SABERE/ESD, ao lado de Daiene Bittencourt Mendes Santos e Coronel Luiz Antônio do Carmo, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI, abordam a “Construção de Barragens com Reservatório de Acumulação de Água como Instrumento de Segurança Hídrica no Brasil: Pontos Fortes e Pontos Fracos”.
O pesquisador argentino Mariano de Dios, da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), irá apresentar “Alguns Exemplos de Eventos Hidrológicos Extremos na Argentina: Inundações da cidade de La Plata e a provável cheia máxima do Rio Santa Cruz”.
A programação completa pode ser acompanhada em gestaopluvial.com.br
As inscrições devem ser feitas AQUI
Mais informações pelo telefone (61) 998290747 ou pelo e-mail contato@escoladaenergia.com.